A função reparadora na educação de jovens e adultos: uma leitura do cotidiano escolar

Autores/as

  • Maria Estela Costa Holanda Campelo

Palabras clave:

Funções da educação de jovens e adultos. Conselho Nacional de Educação. Escola pública.

Resumen

O estudo se inscreve no âmbito das funções atribuídas à Educação de Jovens e Adultos, pelo Conselho Nacional de Educação/Brasil, através do Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Objetiva investigar como está se efetivando – numa escola pública – a função reparadora da EJA no ensino fundamental. O trabalho se desenvolveu através do estudo de caso de uma classe do Nível I da EJA, no contexto da abordagem qualitativa da pesquisa. Na coleta de dados, foram utilizadas a observação participante e a entrevista semidiretiva. O estudo evidencia que há escolas públicas brasileiras que desenvolvem ações educativas efetivas, mediadas por professores que convertem as suas dificuldades em desafios, transformando em realidade as possibilidades de aprendizagem dos seus alunos, contribuindo, assim, para uma construção mais democrática da educação básica brasileira.

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Biografía del autor/a

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda Campelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em contextos escolares e não-escolares E-mail | estelacampelo@hotmail.com

Publicado

15-08-2009

Cómo citar

Campelo, M. E. C. H. (2009). A função reparadora na educação de jovens e adultos: uma leitura do cotidiano escolar. Educación En Cuestión, 35(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3962