Cadernos escolares: revelando a doutrinação da infância pelo regime militar – 1964-1985

Autores/as

  • António Gomes Ferreira
  • Ariclê Vechia

Palabras clave:

Cadernos escolares. Doutrinação da infância. Regime militar. Práticas escolares. Cultura escolar.

Resumen

O caderno escolar tem sido considerado como uma das fontes mais profícuas para a compreensão da constituição do currículo, bem como para o estudo da transmissão das ideologias e valores na escola. Durante o Regime Militar, o governo brasileiro incluiu no currículo escolar, em caráter obrigatório, a Educação Moral e Cívica, como disciplina e como prática educativa. Este estudo objetiva analisar os registros contidos em trinta e seis cadernos de dois alunos do ensino primário, de uma escola confessional, produzidos de 1966 a 1972. A análise incidiu sobre os conteúdos relacionados à veiculação da ideologia do regime e sobre o modo como foram trabalhados. Constata-se que, apesar dos cadernos terem sido produzidos em um período de transição de um currículo para outro, eles expressam a intencionalidade ideológica dos conteúdos transmitidos, porém, silenciam sobre muitos outros aspectos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

António Gomes Ferreira

Prof. Dr. António Gomes FerreiraFaculdade de Psicologia e Ciências da Educaçãoda Universidade de Coimbra | Coimbra (Portugal)Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS, 20)Núcleo de Análise e Intervenção Educacional (NAIE)E-mail | antonio@fpce.uc.pt

Ariclê Vechia

Profa. Dra. Ariclê VechiaUniversidade Tuiuti do Paraná | Curitiba (Paraná)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCoordenadora do Grupo de Pesquisa Educaçãoe História: Cultura Escolar e Prática PedagógicaE-mail | arikele@hotamil.com

Publicado

15-12-2009

Cómo citar

Ferreira, A. G., & Vechia, A. (2009). Cadernos escolares: revelando a doutrinação da infância pelo regime militar – 1964-1985. Educación En Cuestión, 36(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3965