Cadernos escolares: revelando a doutrinação da infância pelo regime militar – 1964-1985
Keywords:
Cadernos escolares. Doutrinação da infância. Regime militar. Práticas escolares. Cultura escolar.Abstract
O caderno escolar tem sido considerado como uma das fontes mais profícuas para a compreensão da constituição do currículo, bem como para o estudo da transmissão das ideologias e valores na escola. Durante o Regime Militar, o governo brasileiro incluiu no currículo escolar, em caráter obrigatório, a Educação Moral e Cívica, como disciplina e como prática educativa. Este estudo objetiva analisar os registros contidos em trinta e seis cadernos de dois alunos do ensino primário, de uma escola confessional, produzidos de 1966 a 1972. A análise incidiu sobre os conteúdos relacionados à veiculação da ideologia do regime e sobre o modo como foram trabalhados. Constata-se que, apesar dos cadernos terem sido produzidos em um período de transição de um currículo para outro, eles expressam a intencionalidade ideológica dos conteúdos transmitidos, porém, silenciam sobre muitos outros aspectos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.