O pesquisador enquanto mediador na construção do conhecimento do professor

Autores/as

  • Lucia Pereira Leite
  • Simone Perinotto

Palabras clave:

Formação continuada. Educação especial. Aprendizagem compartilhada.

Resumen

Este artigo pretende identificar se o pesquisadoratuou como mediador do processo deconstrução de conhecimento do professor,ao trabalhar com uma proposta de formaçãocontinuada, através de trocas interacionaisem situação reflexiva. Esta proposta estendeu-se por um ano letivo, com discussõestécnico-operacionais sobre a prática pedagógicada professora participante ? atuação emclasse especial ? à luz de proposições teóricas.O delineamento do processo de mútuainfluência ocorrido entre a díade revelou quea pesquisadora possibilitou reflexões, questionamentose proposições de alternativas? operacionais ou teóricas ? à professora,promovendo situações de ensino e aprendizagemde forma compartilhada, levando-aao desenvolvimento de reflexões teóricas ealternativas didático-pedagógicas, que puderamser observadas nas manifestações deseus relatos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Pereira Leite

Profa. Dra. Lucia Pereira LeiteUniversidade Estadual Paulista | UNESP | Bauru | São PauloDepartamento de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologiado Desenvolvimento e AprendizagemE-mail | lucialeite@fc.unesp.br

Simone Perinotto

Graduanda Simone PerinottoUniversidade Estadual Paulista | UNESP | Bauru | São PauloCurso de Psicologia | Bolsista da FAPESP (na época do estudo)E-mail | simoneperinotto@hotmail.com

Publicado

15-04-2010

Cómo citar

Leite, L. P., & Perinotto, S. (2010). O pesquisador enquanto mediador na construção do conhecimento do professor. Educación En Cuestión, 37(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3979