Estado das almas: população, família e educação escolar no Rio Grande do Norte colonial (século XVIII)

Autores/as

  • Muirakytan Kennedy de Macêdo

Palabras clave:

Capitania do Rio Grande do Norte. Família colonial. Educação escolar.

Resumen

No século XVIII consolidou-se a formação demográfica colonial da porção da América portuguesa conhecida por Rio Grande do Norte. Um problema se colocava. Como gerir uma população de relativa mobilidade, de pronunciada dispersão pelos campos e de frágeis mecanismos de assistência social? Como colocar essas gentes sobre o ordenamento civil e espiritual do império português? Recensear foi um dos frágeis, mas necessários, instrumentos de racionalização populacional. Tal dispositivo encontrou auxílio nos princípios tridentinos, em especial nos sacramentos que estruturavam a moralidade familiar. Para apreender esses processos, utilizamo-nos, metodologicamente, de fontes seriais coloniais, geridas em banco de dados eletrônicos (Access) além de procedimentos estatísticos da demografia histórica. Nesta ambiência, pesquisamos mapas populacionais do período, inventários, testamentos e livros de óbito, nascimento e casamento, visando analisar mais detidamente os cuidados educacionais com crianças, rapazes e raparigas da Capitania do Rio Grande do Norte, em especial, do sertão seridoense. Essa foi a assistência educacional e patrimonial que a pesquisa detectou sendo promovida por parentes dos menores.

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Biografía del autor/a

Muirakytan Kennedy de Macêdo

Prof. Dr. Muirakytan Kennedy de MacêdoUniversidade Federal do Rio Grande do NorteCentro de Ensino Superior do Seridó | CaicóDepartamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História | UFRNVice-líder do Grupo de Pesquisa História e EducaçãoE-mail | muirakytan@uol.com.br

Publicado

15-12-2011

Cómo citar

Macêdo, M. K. de. (2011). Estado das almas: população, família e educação escolar no Rio Grande do Norte colonial (século XVIII). Educación En Cuestión, 41(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4009