Pessoas com deficiência no trabalho: contribuições de um programa de habilidades sociais

Autores/as

  • Juliane Ap. de Paula Perez Campos
  • Maria Amélia Almeida

Palabras clave:

Trabalhadores com deficiência. Habilidades sociais. Profissionalização.

Resumen

Os comportamentos socialmente habilidosos têm sido identificados como requisito à performance e manutenção no trabalho da pessoa com deficiência. Este estudo teve por objetivos elaborar, aplicar e analisar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para o Trabalho junto a trabalhadores com deficiência mental ou física. Foram selecionadas três pessoas, sendo uma do sexo feminino e duas do masculino, com idade variando entre 21 a 36 anos. Empregou-se um delineamento experimental de múltiplas sondagens em situação natural de trabalho dos participantes. Os resultados indicaram aumento gradual na qualidade do desempenho de determinadas habilidades sociais, tais como: perguntar se havia algo para fazer, oferecer e solicitar ajuda. Sugerem-se outras pesquisas no que tange à capacitação dos colegas de trabalho na promoção do repertório social dos trabalhadores com deficiência.

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Biografía del autor/a

Juliane Ap. de Paula Perez Campos

Profa. Dra. Juliane Ap. de Paula Perez CamposUniversidade Federal de São Carlos | São Carlos| São PauloDepartamento de PsicologiaGrupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas ePesquisas em Direito à Educação | Educação EspecialE-mail | jappcampos@gmail.com

Maria Amélia Almeida

Profa. Dra. Maria Amélia AlmeidaUniversidade Federal de São Carlos | São Carlos | São PauloDepartamento de PsicologiaPhD em Educação Especial pela Vanderbilt UniversityPrograma de Pós-Graduação em Educação EspecialGrupo de Pesquisa Formação de RecursosHumanos e Ensino em Educação EspecialE-mail | ameliama@terra.com.br

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Campos, J. A. de P. P., & Almeida, M. A. (2010). Pessoas com deficiência no trabalho: contribuições de um programa de habilidades sociais. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4029