Redes de cooperação e solidariedade em cotidiano escolar
Palabras clave:
Cotidiano escolar. Práticas pedagógicas. Cooperação e solidariedade.Resumen
As conversas entre professoras são tomadas,neste texto, enquanto pequenos movimentos
ainda pouco conhecidos e que promovem
grandes transformações. Trata-se de movimentos
“microscópicos” empreendidos em
cotidiano escolar e que, apesar da estrutura
que conduz à competição e separação,
se orientam silenciosamente de forma cooperativa
e informados pelo conhecimento
que as professoras dispõem acerca desse
espaço praticado. A intenção que subsidiou
este texto foi verificar na escola redes
de cooperação e solidariedade nem sempre
compreendidas como tal. Para isso,
é apresentada parte de uma pesquisa
que objetivou o conhecimento da autoria
docente, destacando as narrativas de alguns
eventos presentes em cotidiano escolar,
com os quais é estabelecida uma espécie
de conversação. Trata-se de eventos que,
provavelmente, já foram analisados naquilo
em que nada ou pouco produzem, reduzidos
a uma gama de práticas escolares que
têm sido desperdiçadas quando cristalizadas
naquilo que aparentam como rotina.
Conclui-se que as redes de cooperação e
solidariedade presentes na escola são criadas
pelas professoras em meio ao encontro
e produção de sentidos. São redes que
ocorrem através de movimentos anônimos,
oferecendo respostas aos mecanismos de
subalternidade, opressão e exclusão que
atravessam o cotidiano escolar.
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Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Lacerda, M. P. de. (2011). Redes de cooperação e solidariedade em cotidiano escolar. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4040
Número
Sección
Artigos
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