A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta
Palabras clave:
Educador Social. Pedagogia Social. Escola Aberta.Resumen
Neste texto, compartilhamos inquietaçõesacerca da formação do discente bolsista em
Projetos de Extensão, percebendo na sua
formação inicial a Pedagogia/Educação
Social como campo urgente e necessário ao
desenvolvimento de ações socioeducativas.
Como fio condutor, consideramos a natureza
pedagógica e acadêmica no desenvolvimento
das práticas nos Programas Escola
Aberta e Conexões de Saberes. Nossa
proposta é reiterar como fundamental o
envolvimento dos docentes coordenadores e
colaboradores de tais ações extensionistas
para construir nos bolsistas a natureza do
engajamento, relacionando cada área de
formação com a Pedagogia Social. Para
cumprir tal objetivo, nossas reflexões estão
organizadas em um grande tópico – A educação
e suas fronteiras –, que se desdobra
nos itens: 1 Origem popular/comunidade
popular; 2 Chegar ao “ser concreto”: educação
formal e não formal e 3 Traçar, inventar,
criar.
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Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Silva, R. de F. e, & Sá Júnior, L. A. de S. J. (2011). A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4045
Número
Sección
Artigos
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