Curso Normal Regional em Assú/ Rio Grande do Norte (1950)

Autores/as

  • Maria Arisnete Câmara de Morais
  • Maria da Conceição Farias da Silva

Palabras clave:

História da Educação. Formação docente. Curso Normal.

Resumen

O artigo analisa o Curso Normal Regional
em Assú, no Rio Grande do Norte, na
década de 1950, evidenciando aspectos
e significados de sua história no
contexto da época. Fundamentamos
nosso estudo em referenciais que concebem
as realidades como construções
sociais complexas, por diferentes sujeitos,
e utilizamos o acervo da Escola Estadual
Juscelino Kubitschek e do Instituto Histórico
e Geográfico do Rio Grande do Norte. O
referido Curso concretizou-se por meio da
Lei Estadual n° 621, de 06 de dezembro
de 1951, com o intento de formar docentes
denominados Regentes de Ensino
Primário e diminuir os mestres leigos nas
salas de aula. Funcionou com a nomenclatura
Curso Normal Regional de Assú
até a promulgação da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional n° 4.024,
de 20 de dezembro de 1961, que doravante
seria denominado Curso Normal
Ginasial. Recompor parte da sua história
é um contributo à historiografia da educação
norte-rio-grandense e, em particular, à
área da formação docente e instituições
escolares.

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Biografía del autor/a

Maria Arisnete Câmara de Morais

Profa. Dra. Maria Arisnete Câmara de MoraisUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoBolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura eGêneroE-mail | maria.arisnete@pq.cnpq.br

Maria da Conceição Farias da Silva

Profa. Dra. Maria da Conceição Farias da SilvaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte | Campus de AssúDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e GêneroE-mail | conce8@gmail.com

Publicado

15-06-2011

Cómo citar

Morais, M. A. C. de, & Silva, M. da C. F. da. (2011). Curso Normal Regional em Assú/ Rio Grande do Norte (1950). Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4047