Família e escola pública: contribuições familiares para o êxito escolar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4081Palabras clave:
Família popular. Escola pública. Sucesso escolar.Resumen
As famílias das escolas públicas são normalmenteconsideradas, pelo corpo docente,como negligentes e desinteressadas pelaescolarização dos filhos. O objetivo dessapesquisa foi identificar o valor atribuídopela família à escolarização, as práticasdesenvolvidas para apoiar as crianças e,ainda, o envolvimento social das famílias.Essa investigação foi feita com aplicaçãode questionários a 310 pais com filhos emescolas públicas e residentes na periferia deSão Paulo. Os resultados demonstraram quea maior parte dos pais valoriza a educaçãoescolar dos filhos e procura participar dasreuniões escolares. As práticas de apoio àescolarização também obtiveram resultadospositivos, embora, em vários itens, os paisapresentem um apoio insuficiente. Ademais,se constatou que a participação social dospais na vida escolar é maior do que em outrosaspectos comunitários. Portanto, pode-seconcluir como equivocada a crença do desinteresseda família pela escolarização dosseus filhos.Descargas
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Publicado
15-12-2012
Cómo citar
Schünemann, H. E. S., Duarte, E. C., Bessa, S., & Carneiro, M. C. C. da C. (2012). Família e escola pública: contribuições familiares para o êxito escolar. Educación En Cuestión, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4081
Número
Sección
Artigos
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