A cultura escolar do Instituto Ponte Nova
Palabras clave:
Instituto Ponte Nova. Cultura escolar. Educação protestante.Resumen
Este trabalho tem como objeto de estudo o Instituto Ponte Nova, instituição educacional organizada na cidade baiana de Wagner, em 29 de janeiro de1906, por missionários presbiterianos norte-americanos, do mesmo grupo que fundou o Mackenzie College, em São Paulo. Ministrava ensino religioso presbiteriano, de caráter obrigatório, sendo um estabelecimento de natureza privada e confessional. Destinado a educar os filhos das famílias que seriam evangelizadas, era mantido pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América do Norte (PCUSA), não recebendo nenhuma subvenção do governo brasileiro. Investigar a história do Instituto Ponte Nova na perspectiva da nova história cultural permite compreendê-la com uma instituição formadora de agentes disseminadores do seu projeto pedagógico, através da organização do tempo e do espaço, dos saberes a ensinar, e das condutas a inculcar.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2007
Cómo citar
Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2007). A cultura escolar do Instituto Ponte Nova. Educación En Cuestión, 29(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4452
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.