A cultura escolar do Instituto Ponte Nova

Autores/as

  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade Tiradentes

Palabras clave:

Instituto Ponte Nova. Cultura escolar. Educação protestante.

Resumen

Este trabalho tem como objeto de estudo o Instituto Ponte Nova, instituição educacional organizada na cidade baiana de Wagner, em 29 de janeiro de
1906, por missionários presbiterianos norte-americanos, do mesmo grupo que fundou o Mackenzie College, em São Paulo. Ministrava ensino religioso  presbiteriano, de caráter obrigatório, sendo um estabelecimento de natureza privada e confessional. Destinado a educar os filhos das famílias que seriam evangelizadas, era mantido pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América do Norte (PCUSA), não recebendo nenhuma subvenção do governo brasileiro. Investigar a história do Instituto Ponte Nova na perspectiva da nova história cultural permite compreendê-la com uma instituição formadora de agentes disseminadores do seu projeto pedagógico, através da organização do tempo e do espaço, dos saberes a ensinar, e das condutas a inculcar.

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Biografía del autor/a

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
Universidade Tiradentes | Sergipe
Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Educação
E-mail | ester.fraga@uol.com.br

Publicado

15-08-2007

Cómo citar

Nascimento, E. F. V.-B. C. do. (2007). A cultura escolar do Instituto Ponte Nova. Educación En Cuestión, 29(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4452