A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica

Autores/as

  • Sonia de Castro Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade — PROEDES/UFRJ

Palabras clave:

Formação de professores. Estrutura curricular. Instituto de educação do Rio de Janeiro.

Resumen

Este artigo pretende discutir a estrutura curricular implementada na Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, instituição criada em 1932 por Anísio Teixeira, à época Diretor Geral da Instrução Pública do antigo Distrito Federal. Primeiro curso superior no Brasil destinado à formação de professores primários, a Escola de Professores seria três anos depois transformada em Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal, também criada por Anísio e que acabaria sendo extinta em 1939, tomamos como referência os trabalhos de Apple (1982, 1989) e Goodson (1997) sobre currículo e o estudo de André Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares.

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Biografía del autor/a

Sonia de Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade — PROEDES/UFRJ

Profa. Dra. Sonia de Castro Lopes
Faculdade de Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade — PROEDES/UFRJ
Coordenadora do Projeto Memória ISERJ (PROMEMO)
E-mail | sm.lopes@globo.com

Publicado

15-06-2007

Cómo citar

Lopes, S. de C. (2007). A estrutura curricular da escola de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939): representações acerca de uma nova cultura pedagógica. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4466