A “Educação Rural no México” como referência para o Brasil

Autores/as

  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | Araraquara Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5103

Palabras clave:

Educação rural. História da educação rural. Circulação de modelos educacionais.

Resumen

Nas décadas de 1940 e 1950 do século XX, o governo brasileiro implementou várias políticas voltadas para o desenvolvimento da educação rural, adotando orientações inovadoras experimentadas em outros países da Ibero América. Este texto compreende um estudo sobre circulação e apropriação de modelos educacionais buscando apreender as implicações das operações comparativas interrogando os processos nacionais em suas inter-relações com fenômenos mais amplos de internacionalização e globalização. O estudo utiliza como fonte de análise o documento intitulado Educação Rural no México, elaborado por Manoel Bergstrom Lourenço Filho, em 1951 e posteriormente publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 1952. O texto põe em questão a construção narrativa desse relatório e as operações de comparação que Lourenço Filho empreendeu apresentando a educação mexicana como modelar.

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Biografía del autor/a

Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | Araraquara Universidade Estadual Paulista

Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | Araraquara
Faculdade de Ciências e Letras
Universidade Estadual Paulista
Programa de Pós-Graduação em Educação | Unesp | Marília
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições
Educacionais | GEPCIE
E-mail | rosa@fclar.unesp.br

Publicado

15-04-2013

Cómo citar

Souza, R. F. de. (2013). A “Educação Rural no México” como referência para o Brasil. Educación En Cuestión, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5103