A profissão docente à prova da Nova Gestão Pública: a reforma inglesa da Terceira Via

Autores/as

  • Romuald Normand Escola Normal Superior de Lyon Instituto Francês de Educação

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5121

Palabras clave:

Profissão docente. Nova gestão pública. Terceira via.

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir a profissão docente sob as políticas da Nova Gestão Pública no contexto da reforma inglesa implementada pela lógica da Terceira Via. Com base na teoria política que analisa criticamente as políticas gerencialistas em educação, o texto discute a reestruturação da profissão docente imposta pela gestão centrada no desempenho, analisando a reestruturação de funções e recomposição desse novo profissionalismo. Por fim, o autor confronta as características dessas reformas com as mudanças ocorridas na França, demonstrando similaridades e diferenças em cada contexto, mas ressalta que as transformações na profissão docente em ambos os contextos possuem a mesma natureza política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Romuald Normand, Escola Normal Superior de Lyon Instituto Francês de Educação

Prof. Dr. Romuald Normand
Maître de Conférences-HDR
Professor Associado
Laboratório Triangle (UMR 5206)
Escola Normal Superior de Lyon
Instituto Francês de Educação
E-mail | romuald.normand@ens-lyon.fr

Publicado

15-08-2013

Cómo citar

Normand, R. (2013). A profissão docente à prova da Nova Gestão Pública: a reforma inglesa da Terceira Via. Educación En Cuestión, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5121