A profissão docente à prova da Nova Gestão Pública: a reforma inglesa da Terceira Via
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5121Palabras clave:
Profissão docente. Nova gestão pública. Terceira via.Resumen
O artigo tem como objetivo discutir a profissão docente sob as políticas da Nova Gestão Pública no contexto da reforma inglesa implementada pela lógica da Terceira Via. Com base na teoria política que analisa criticamente as políticas gerencialistas em educação, o texto discute a reestruturação da profissão docente imposta pela gestão centrada no desempenho, analisando a reestruturação de funções e recomposição desse novo profissionalismo. Por fim, o autor confronta as características dessas reformas com as mudanças ocorridas na França, demonstrando similaridades e diferenças em cada contexto, mas ressalta que as transformações na profissão docente em ambos os contextos possuem a mesma natureza política.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.