Ensino da argumentação: construindo práticas

Autores/as

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5127

Palabras clave:

Argumentação. Leitura. Produção de textos.

Resumen

Este artigo, com base em pressupostos sociointeracionistas, tem o objetivo de analisar situações didáticas com potencial para desenvolver habilidades argumentativas dos alunos. Foram observadas 15 aulas de cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As aulas foram registradas em áudio e a abordagem de análise de conteúdo orientou o tratamento dos dados. Setenta e cinco relatórios de aulas foram analisados. Constatou-se que as professoras propõem discussões orais, atividades de leitura e produção de textos que demandam habilidades argumentativas. Entretanto, a condução dessas propostas não favorece o desenvolvimento das capacidades de produzir textos da ordem do argumentar e nem de leitura crítica de textos, com confronto de pontos de vista.

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Biografía del autor/a

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Profa. Dra. Telma Ferraz Leal
Universidade Federal de Pernambuco | Recife
Centro de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem
E-mail | tfleal@terra.com.br

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Profa. Dra. Ana Carolina Perrusi Brandão
Universidade Federal de Pernambuco | Recife
Centro de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem
E-mail | carol.perrusi@ufpe.br
Apoio do CNPq

Publicado

15-08-2013

Cómo citar

Leal, T. F., & Brandão, A. C. P. (2013). Ensino da argumentação: construindo práticas. Educación En Cuestión, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5127