Por uma sociologia do improvável: percursos atípicos e sucessos inesperados de jovens na escola francesa

Autores/as

  • Bertrand Bergier Université Catholique de l’Ouest | Angers | França
  • Constantin Xypas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5133

Palabras clave:

Percurso escolar atípico. Sociologia do improvável. Sucesso escolar improvável.

Resumen

O presente artigo se interessa por uma população de ex-alunos de escolas francesas que, após terem sido reprovados por, pelo menos, duas vezes durante o ensino fundamental e, conseguiram fazer um curso profissionalizante, ou técnico, e no final do percurso obter no mínimo um Mestrado. Apesar das opiniões negativas dos seus professores e, muitas vezes de seus pais, os estudantes que fazem parte da nossa pesquisa, se tornaram médicos, advogados, engenheiros etc. Como explicar esses sucessos “inesperados”, estatisticamente marginais e sociologicamente improváveis? Para responder a essa questão estudamos as trajetórias de uma população de 322 jovens adultos. A investigação compõe-se dos seguintes elementos: uma entrevista biográfica sobre o percurso escolar; um questionário; e por fim, a “prática restituidora”. A explicação mais frequente é a ideologia do “herói” em que se atribui ao aluno a totalidade do mérito. Mas a pesquisa vai revelar a existência de várias condições sociológicas sem as quais o jovem não teria obtido à graduação e ainda menos à pós-graduação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bertrand Bergier, Université Catholique de l’Ouest | Angers | França

Prof. Titular Dr. Bertrand Bergier
Université Catholique de l’Ouest | Angers | França
Centre de Recherche en Éducation de Nantes | CREN | EA 2661
E-mail | bertrand.bergier@uco.fr

Constantin Xypas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. ConstantinXypas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | Pau dos Ferros
Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo
Ensino-Aprendizagem | GEPPE
E-mail | constantin.xypas@gmail.com

Publicado

15-12-2013

Cómo citar

Bergier, B., & Xypas, C. (2013). Por uma sociologia do improvável: percursos atípicos e sucessos inesperados de jovens na escola francesa. Educación En Cuestión, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5133