Métodos de análise no estudo de representações sociais dos estudantes: o acesso ao Ensino Superior na UFRN

Autores/as

  • Ridha Ennafaa Université de Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5728

Palabras clave:

Representações sociais. Educação superior no Brasil. Metodologia de pesquisa.

Resumen

O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o acesso à universidade e as trajetórias dos estudantes. Analisam-se particularmente as Representações Sociais da Universidade (UFRN) dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Procura-se compreender, a partir dessas representações, a visão que os candidatos do ensino público têm da UFRN no momento do vestibular. A complementaridade dos resultados, junto a outros dados procedentes de abordagens quali-quantitativas, sublinha o valor heurístico de tal abordagem, combinando as informações para integrá-las em estudos longitudinais, que levam em conta os percursos e as perspectivas dos jovens ingressantes na universidade.

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Biografía del autor/a

Ridha Ennafaa, Université de Paris 8

Prof. Dr. Ridha Ennafaa

Université de Paris 8 | Vincennes à Saint Denis

Centre Interdisciplinaire de Recherche Culture, Education, Formation, Travail | CIRCEFT

Centre de Recherche sur l’Enseignement Supérieur | CRES

E-mail | ridhaennafaa@gmail.com

Publicado

25-09-2014

Cómo citar

Ennafaa, R. (2014). Métodos de análise no estudo de representações sociais dos estudantes: o acesso ao Ensino Superior na UFRN. Educación En Cuestión, 48(34), 11–38. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5728