Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente

Autores/as

  • Adir Luiz Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5732

Palabras clave:

Sociologia da educação.Socialização universitária. Educação superior.

Resumen

Apesar da expansão da Universidade no Brasil, um obstáculo permanece: a obrigação de o estudante dominar um conhecimento que não é somente de aprendizado cognitivo. Geralmente a sobrevivência acadêmica depende de um engajamento cognitivo-social com a construção de estratégias de aprendizado e no processo de socialização universitária. Isso significa uma ressocialização com transformações nos estudantes trazendo mudanças de práticas, linguagens, ideologias e estruturas mentais. As possibilidades democráticas da educação superior tencionam-se entre três dimensões: socialização universitária, projetos de aprendizado e de futuro profissional. Entretanto, as universidades continuam orientadas por resultados acadêmicos tradicionais e desconhecem as condições da socialização estudantil.

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Biografía del autor/a

Adir Luiz Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Adir Luiz Ferreira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa “Escola Contemporânea e Olhar Sociológico” | ECOS

E-mail | adirlfer@gmail.com

Publicado

25-09-2014

Cómo citar

Ferreira, A. L. (2014). Socialização na universidade: quando apenas estudar não é o suficiente. Educación En Cuestión, 48(34), 116–140. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5732