Aspectos sociocognitivos do fracasso escolar

Autores/as

  • Rita Ribeiro Voss Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5772

Palabras clave:

Fracasso escolar. Cognição. Sociedade.

Resumen

As estatísticas governamentais sobre o ensino básico correlacionam origem social e fraco desempenho escolar. Quatro concepções marcam as pesquisas sobre o tema, que são insuficientes para compreendê-lo em sua complexidade: “concepção social”, “concepção psicológica”, “concepção microestrutural” e “concepção pedagógica”. Numa perspectiva interdisciplinar, os bens simbólicos medeiam processos cognitivos e meio social. Mas a sociedade transforma esse acesso em habilidade de se fazer abstrações. Para as crianças das classes populares, esse processo se dá, sobretudo, na escola, que obstrui o fluxo livre desses bens, tornando-se o lócus de “sonegação de saberes” e principal promotora de desigualdades sociais no Brasil.

 

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Biografía del autor/a

Rita Ribeiro Voss, Universidade Federal de Pernambuco

Dra. Rita Ribeiro Voss

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Fundamentos Sóciofilosóficos da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Líder do Grupo de Pesquisa NARRAEDUC | Narrativas e Educação

E-mail | ritavoss@live.com

Dra. Rita Ribeiro Voss

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Fundamentos Sóciofilosóficos da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Líder do Grupo de Pesquisa NARRAEDUC | Narrativas e Educação

E-mail | ritavoss@live.com

Publicado

25-09-2014

Cómo citar

Voss, R. R. (2014). Aspectos sociocognitivos do fracasso escolar. Educación En Cuestión, 48(34), 165–189. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5772