Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública

Autores/as

  • Marcelo Soares Pereira da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Lorena Sousa Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7085

Palabras clave:

Políticas educacionais. Gerencialismo. Gestão educacional.

Resumen

O presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.

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Biografía del autor/a

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação

Grupo de Pesquisa Pólis | Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e

Cidadania

E-mail | marcelospsilva@hotmail.com

Lorena Sousa Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Profa. Ms. Lorena Sousa Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia

Escola de Educação Básica

Grupo de Pesquisa Pólis | Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e

Cidadania

E-mail | lorenasoucar@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2014

Cómo citar

Silva, M. S. P. da, & Carvalho, L. S. (2014). Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. Educación En Cuestión, 50(36), 211–239. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7085