Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais

Autores/as

  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7178

Palabras clave:

Políticas de educação superior. Acesso e permanência. Expansão.

Resumen

O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.

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Biografía del autor/a

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso

Profa. Dra. Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar | GEPPES/MB

E-mail | tecmav@terra.com.br

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Profa. Dra. Carina Elisabeth Maciel

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Centro de Ciências Humanas e Sociais | CCHS

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar | GEPPES/MB

E-mail | carina22em@yahoo.com.br

Citas

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Publicado

15-04-2015

Cómo citar

Veloso, T. C. M. A., & Maciel, C. E. (2015). Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais. Educación En Cuestión, 51(37), 224–250. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7178