Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais

Autores

  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7178

Palavras-chave:

Políticas de educação superior. Acesso e permanência. Expansão.

Resumo

O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.

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Biografia do Autor

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso

Profa. Dra. Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar | GEPPES/MB

E-mail | tecmav@terra.com.br

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Profa. Dra. Carina Elisabeth Maciel

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Centro de Ciências Humanas e Sociais | CCHS

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar | GEPPES/MB

E-mail | carina22em@yahoo.com.br

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Veloso, T. C. M. A., & Maciel, C. E. (2015). Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação Em Questão, 51(37), 224–250. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7178

Edição

Seção

Artigos