Práticas pedagógicas e ensino integrado

Autores/as

  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo Universidade Federal do Pará
  • Gaudêncio Frigotto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

Palabras clave:

Ensino médio. Ensino integrado. Práticas pedagógicas.

Resumen

Trata-se, nesse artigo, de práticas pedagógicas articuladas ao projeto de ensino integrado. Por meio de pesquisa bibliográfica e tendo como referência principal educadores marxistas, em particular, Pistrak (2009), problematizam-se possíveis soluções apenas didáticas para o projeto de ensino integrado e afirma-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras requer, principalmente, soluções ético-políticas. Sustenta-se que o essencial é vincular o ensino ao trabalho real dos alunos, valorizando a sua auto-organização e requerendo uma atitude humana transformadora. Com base nessas referências, são sistematizadas orientações para ação didática integradora valorizando o trabalho coletivo, a problematização e auto-organização como estratégias principais para a formação dos sujeitos solidários, críticos e autônomos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará

Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Educação | ICED

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação | GEPTE

Pesquisador produtividade do CNPq

E-mail | rlima@ufpa.br

Gaudêncio Frigotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde | THESE

Pesquisador produtividade do CNP

E-mail | gfrigotto@globo.com

Citas

ARAUJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? São Paulo: Papirus, 1991.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Desenvolvimento de competências profissionais: as incoerências de um discurso. 2001. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Filosofia da práxis e ensino integrado: uma questão ético-política. In: OLIVEIRA, Ramon (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional. São Paulo: Papirus, 2012.

BARROS, Kátia de Oliveira. A escola de tempo integral como política pública educacio- nal: a experiência de Goianésia (2001-2006). 2008. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinariedade. Petrópolis: Vozes, 1995.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1995.

COSTA, Ana Maria Rayol da. Integração do ensino médio e técnico: Percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Campus Castanhal. 2012. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1936.

FRANCO, Maria Ciavatta. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paul: Cortez, 2005.

FREITAS, Luiz Carlos, A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK (Org.). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Qualidade e quantidade da educação básica no Brasil: concep- ções e materialidade. Rio de Janeiro, 2012. (Texto impresso).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho e formação docente, contexto histórica e política na América Latina. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; MARTINÉRZ, Deolinda (Org.). Nuevas regulaciones educativas en América Latina. Experiencias y subjetividad. Lima (Perú): Fondo Editorial, 2010.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 8 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

LOBATO, Deusa de Nazaré Martins. Didática da educação profissional no SENAI-PA. Belém, 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2010.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibi- lidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos. O ensino profissional no Brasil: contribuições das pesquisas sobre a história das instituições escolares. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima Araujo; RODRIGUES, Doriedson do Socorro (Org.). A pesquisa em trabalho, educa- ção e políticas educacionais. Campinas: Alínea, 2012.

PISTRAK (Org.). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

RAMOS, Marise. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Tomáz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

Publicado

15-08-2015

Cómo citar

Araujo, R. M. de L., & Frigotto, G. (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Educación En Cuestión, 52(38), 61–80. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956