A formação universitária como bem público

Autores/as

  • Maria Luísa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Maria Luiza Vechetin Begnami Centro Universitário Hermínio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7964

Palabras clave:

Teoria histórico-cultural da atividade. Educação universitária. Formação humanista.

Resumen

O Estado neo liberal traz consequências para a integridade das instituições sociais e as do ensino superior. Objetiva-se analisar uma consequência em especial: a corrosão da ideia de bem público, abarcando questões de justiça social e de equanimidade. Considera-se como a formação universitária é afetada por essa corrosão e o papel da Universidade na sua reconstrução. Metodologicamente, está fundamentada na perspectiva da ética do cuidado,no âmbito da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Tais bases teóricas favorecem a (re)interpretação epistemológica do fazer pedagógico universitário, propondo que a Universidade encontre sua razão de ser imiscuída nas questões essenciais do seu tempo.

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Biografía del autor/a

Maria Luísa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Profa. Dra. Maria Luísa Bissoto

Centro Universitário Salesiano de São Paulo | Americana

Campus Maria Auxiliadora

Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária

Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária | CAIPE | Vinculado ao CNPq

E-mail | malubissoto@yahoo.com

Maria Luiza Vechetin Begnami, Centro Universitário Hermínio Ometto

Profa. Ms. Maria Luiza Vechetin Begnami

Centro Universitário Hermínio Ometto | UNIARARAS | Araras

Grupo de Pesquisa Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária | CAIPE | vinculado ao CNPq

E-mail | luizabegnami@gmail.com

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Publicado

15-08-2015

Cómo citar

Bissoto, M. L., & Begnami, M. L. V. (2015). A formação universitária como bem público. Educación En Cuestión, 52(38), 109–136. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7964