Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química

Autores/as

  • Isauro Beltrán Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7971

Palabras clave:

Linguagem científica. Explicação científica. Educação química. Professional.

Resumen

A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Isauro Beltrán Núñez

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente

E-mail | isaurobeltrán@yahoo.com.br

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Betania Leite Ramalho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

E-mail | betania.leite@uol.com.br

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BORSESE, Aldo; ESTEBAN, Soledad. Santos. Comunicación y lenguaje en el proceso de enseñanza aprendizaje. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 1-2, abr./jun, 2005. (Número extra).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciencias naturais e suas tec- nologias. Brasilia: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

CARRASCOSA, Jaime; ALIS, Martínez, Joaquin Torregrosa; FURIÓ, Charles, Mas; GUISASOLA Jenaro Aranzábal. Qué hacer en la formación inicial del professorado de ciencia de la secun- daria? Eureka sobre Enseñanza e Divulgación de Las Ciencias, Uvigo (Espanha), v. 5, n. 2, p. 118-133, abr./jun. 2008.

CARVALHO, Ana Maria de Pessoa. As condições de dialogo entre professores e formador para um ensino que promova a enculturação científica dos alunos. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL, Leiva (Org.). Coleção didatica e praticas de ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CHARAUEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

CORNELL, Pedro; YERA, Pablo Miguel. El desarrollo de la habilidad explicar. La Habana: Pueblo e Educación, 2001.

DARLING-HAMMOND, Linda. El derecho de aprender: crear buenas escuelas para todos. Barcelona: Ariel, 2001.

DUSCHL, RichardI. La valoración de argumentaciones y explicaciones: promover estrategias de retroalimentación. Enseñanza de Las Ciencias, Barcelona, v. 16, n. 1, p. 3–201, jan./ mar. 1998.

DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano. Colombia: Universidad del Valle, 1999.

EDER, Maria Laura. La explicación en la enseñanza y en las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 4, n. 2, p. 101-133, 2008. Disponível em: http://ddd.uab.cat/ pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp274expens.pdf. Acesso em: 3 mar. 2015.

EDER, Maria, Laura; ADÚRIZ-BRAVO, Agustin. La explicación en las ciencias naturales y en su enseñanza: aproximaciones epistemológicas y didácticas. Revista Latino Americana de Estudos Educacionais, Bogotá, v. 4, n. 2, p. 101-133, jan./mar. 2008.

EIVC. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EIIIA. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EIIB. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EIVB. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EIV. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EII. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

EIVA. Questionário. Natal, 20 abr. 2014.

GILBERT, JOHN. Models in explanations. Part I. Horses for courses? International Journal of Science Education, Filadelfia (Estados Unidos), v. 20, n. 1, p. 83-97, jan.1998.

GILBERT, JOHN. On the explanation of change in science and cognition. Science & Education, Filadlelfia (Estados Unidos), n. 8. p. 543-557, set.1999.

GÓMEZ, Adriana, García. Construcción de explicaciones científicas escolares. Revista Educación y Pedagogía, Antoquia (Colombia), v. 18. n. 43, p. 73-86, mayo/ago. 2006.

GÓMEZ, Moliné. Margarita; SANMARTÍ, Neus Puig. Reflexiones sobre el lenguaje de la ciencia y el aprendizaje. Educación Química, Ciudad México, v. 11, n. 2, p. 266–273, abr./jun. 2000.

HEMPEL, Carl. La explicación científica: estúdios sobre a filosofia de la ciência. Barcelona: Paidós Ibérica, 1965.

IZQUIERDO, Mercé Aymerich. Hacía una teoría de los contenidos escolares. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 23, n. 1, p.111-122, jan./abr. 2005.

IZQUIERDO, Mercé, Aymerich. Un nuevo enfoque de la enseñanza de la Química: constextu- alizar y modelizar. The Journal of the Argentine chemical society, Buenos Aires (Argentina), v. 92. n. 416, p. 115-136, agos./dez. 2004.

JIMÉNEZ, María Pilar Aleixandre. Comunicación y lenguaje en la clase de ciencias. In: JIMÉNEZ, María Pilar Aleixandre (Org.). Enseñar ciencias. Barcelona: Graó, 2003, p. 55-72.

JORBA, Jaune. La comunicación y las habilidades cognitivo-linguísticas. In: JORBA, Jaune; GÓMEZ, Isabel; ANGEL, Prats (Eds.). Hablar y escribir para aprender. Uso de la lengua en situación de enseñanza-aprendizaje desde las áreas curriculares. Barcelona: ICE Universitat Autònoma de Barcelona. Síntesis, 2000.

LEINHARDT, Gaea. Development of an Expert Explanation: An Analysis of a Sequence of Subtraction Lessons. Cognition and Instruction, Filadelfia (Estados Unidos), v. 4, n. 4, p. 225-282, jul,/set. 1987.

LEINHARDT, Gaea. Expertise in Instructional Lessons: An example from fractions'. In: GROUWS, Douglas; COONEY, Tom (Eds.). Effective mathematics teaching. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

LEMKE, Jay. Aprender a hablar ciencia. Lenguaje, aprendizaje y valores. Barcelona: Paidós, 1997.

LIRA, Mirtes, Ribeiro. A explicação na prática discursiva pedagógica no ensino de ciências naturais. Jundaí: Paco, 2014.

MARCELO, Carlos García. Formalidade e informalidade no processo de aprender a ensinar. In: PUENTE, Roberto Valdes; AQUINO, Orlando Fernández; LONGAREZI, Andrea Maturamo (Org.). Ensino médio: estado atual, políticas e formação de professores. Uberlândia: EDUFU. 2012.

MINAYO, Maria. Cecilia. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

MORTIMER, Eduardo. Fleury; VIEIRA. Ana Clara. Letramento científico em aulas de quí- mica para o ensino médio: dialogo entre linguagem científica e linguagem cotidiano. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL, Leiva (Org.). Coleção didática e práticas de ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin. Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber, 2009.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. As habilidades gerais: reconhecer, inter- pretar, tomar decisões, calcular, aplicar e explicar na prova do ENEM 2009. In: NUÑEZ, Isauro Beltran; RAMALHO, Betania Leite (Org.). Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasília: Liber, 2011.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; UEHARA, Fabia Maria Gómes. A explicação científica e o conheci- mento profissional na formação de professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRATICAS EM EDUCAÇÃO. 1; 2012, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Desarrollo de una unidad didáctica para el estudio de los procesos de oxidación-reducción en el pre-universitario: contribuciones de la teoría de P. Ya. Galperin. In: SILVA, Marcia Gorette Lima da; MOHR, Adriana; ARAUJO, Magnolia Fernandes Florencio de. Temas de ensino e formação de professores de ciências. Natal: EDUFRN, 2012.

OGBORN, Jon. Formas de explicar. Madrid: Santillana/Aula XXI,1998.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angel Garcia. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. São Paulo: Artmed, 2009.

RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clemont. Formar o profesor, profesionalizar o ensino. Desafíos e perspectivas. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

SANMARTÍ, Neús Puig. El lenguaje y la experimentación, en las clases de Química. Educación abierta: aspectos didácticos de Física y Química. Zaragoza (Espanha), n. 163, p. 183–202, jul./set. 2003.

SANMARTÍ, Neús Puig. Hablar, ler y escribir para aprender ciência. In: ALEIXANDRE, Maria Del Pilar Jimenez (Org.). La competência em comunicación linguística em las áreas del currículo. Madrid: Ministerio de Educación y Cultura, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e prática profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TOULMIN, Stephen. La comprensión humana. El uso colectivo y la evolución de conceptos. Madrid: Alianza, 1977.

Publicado

15-08-2015

Cómo citar

Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2015). Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Educación En Cuestión, 52(38), 243–268. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7971