Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química

Authors

  • Isauro Beltrán Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Betania Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7971

Keywords:

Linguagem científica. Explicação científica. Educação química. Professional.

Abstract

A pesquisa, desenvolvida com estudantes de licenciatura em Química, identifica e caracteriza o conhecimento profissional dos licenciandos sobre a explicação científica e a importância dessa habilidade no ensino das ciências. O estudo tem caráter exploratório e fez uso de questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados mostram que a maioria dos futuros professores associa a explicação científica à explicação didática, como referência ao ensino como transmissão e recuperação de informações, sem revelar sólidos conhecimentos de natureza epistemológica, coerentes com as discussões atuais da Didática das Ciências. Destaca-se a necessária inclusão dessa temática na formação inicial de professores de Ciências.

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Author Biographies

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Isauro Beltrán Núñez

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente

E-mail | isaurobeltrán@yahoo.com.br

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Betania Leite Ramalho

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo

Programa de Pós-Graduação em Educação

E-mail | betania.leite@uol.com.br

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Published

15-08-2015

How to Cite

Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2015). Conhecimento profissional para ensinar a explicar processos e fenômenos nas aulas de Química. Journal Education in Question, 52(38), 243–268. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7971