Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares
Palabras clave:
Teorias curriculares. Gestor escolar. Formação.Resumen
O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2006
Cómo citar
Medeiros, A. M. S. de. (2006). Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Educación En Cuestión, 26(12), 169–184. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.