Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares

Autores/as

  • Arilene Maria Soares de Medeiros

Palabras clave:

Teorias curriculares. Gestor escolar. Formação.

Resumen

O presente estudo objetiva discutir a formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Faz-se uma breve incursão pelas diferentes perspectivas de currículo, seguindo os rastros da teoria tradicional às teorias críticas. A análise mostra que o currículo, ao constituir-se em espaço que abriga representações diversas, adquire condições concretas de possibilitar, dentro dos espaços de formação, alterações e mutações teórico-metodológicas que possam auxiliar no reconhecimento de que a educação não simplesmente reproduz discursos conservadores da realidade social, mas produz novos discursos, sendo, portanto, capaz de criar novos espaços de atuação política dos indivíduos. Enfim, a formação do gestor escolar não dispensa a competência técnica, nem o compromisso político-ético para o enfrentamento dos novos desafios sociais da contemporaneidade.

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Publicado

15-08-2006

Cómo citar

Medeiros, A. M. S. de. (2006). Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Educación En Cuestión, 26(12), 169–184. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8059