Escritura feminina e mulher escrita: interfaces da formação autobiográfica docente

Autores/as

  • Tatyana Mabel Nobre Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Formação docente. Autobiografia feminina. Autoria de si.

Resumen

Analisamos a interface entre a escritura feminina e a mulher escrita, situando essa relação no contexto da formação docente, a partir da pesquisa de diferentes tipos de narrativas autobiográficas: memoriais de formação e cartas. Essas narrativas foram recolhidas entre 1999 e 2003 em diferentes instituições educacionais, como Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy; Universidade Estadual e a Secretaria de Educação da Cultura e do Desporto do Rio Grande do Norte. A análise se situou na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo, das histórias de vida em formação e da autobiografia feminina e revelou esses textos como instrumentos semióticos a partir dos quais a professora-autora re-define sua escritura e seus modos de ser mulher-professora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatyana Mabel Nobre Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria da Conceição Passeggi

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

15-04-2006

Cómo citar

Barbosa, T. M. N., & Passeggi, M. da C. (2006). Escritura feminina e mulher escrita: interfaces da formação autobiográfica docente. Educación En Cuestión, 25(11), 80–101. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8288