O construtivismo nos anúncios publicitários: um jogo de imagens a serviço do consumo

Autores

  • Cleânia de Sales Silva Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Rosário de Fátima de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Imagens. Construtivismo. Textos publicitários. Internet.

Resumo

Este trabalho analisa o discurso construtivista veiculado pela mídia, no âmbito da publicidade, devido a enorme presença desta teoria nos anúncios de escolas e empresas encarregadas de vender produtos e serviços. Considerando que a publicidade trabalha com imagens e modelos sociais, buscamos verificar as imagens de construtivismo veiculadas nos textos publicitários. O material, extraído da Internet, foi analisado através dos postulados da publicidade e do modelo de análise de conteúdo elaborado por Moscovici. Os resultados mostram o construtivismo como alvo para a publicidade que, objetivando vender produtos e serviços, utiliza a imagem positiva que esta teoria assumiu no contexto social, fazendo-a atrativo nas suas mensagens, e realimenta esta imagem, atribuindo-lhe um caráter sedutor e o status de solução para os problemas da educação e da sociedade.

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Biografia do Autor

Cleânia de Sales Silva, Universidade Federal do Piauí

 

 

 

Maria do Rosário de Fátima de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

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Publicado

15-12-2005

Como Citar

Silva, C. de S., & Carvalho, M. do R. de F. de. (2005). O construtivismo nos anúncios publicitários: um jogo de imagens a serviço do consumo. Revista Educação Em Questão, 24(10), 137–155. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8314

Edição

Seção

Artigos