Natal como destino turístico: uma análise da dimensão imagética da representação social da cidade veiculada na mídia impressa
Palabras clave:
Turismo. Mídia impressa. Imagens.Resumen
Diversos fatores favorecem o turismo na contemporaneidade, mas o campo midiático é imperativo nesse tipo de empreendimento, que investe na linguagem não-verbal, polissêmica, emotiva, persuasiva, aguçando desejos e necessidades, fazendo circular diversas imagens traduzindo determinado lugar. Com base nisso, desenvolvemos um estudo buscando identificar as representações sociais da cidade de Natal-RN como destino turístico. Este artigo é um recorte da pesquisa e apresenta o mapeamento destas representações na mídia impressa (folderes e folhetos turísticos da cidade). As análises nos mostram que Natal-RN é representada pela mídia impressa como espaço de lazer, associado às belezas naturais e aos hotéis quase mágicos, capazes de transformar os sonhos das pessoas em realidades. Esta dimensão imaginante é que permeia as publicidades feitas em relação à cidade e constituem a identidade de Natal-RN na mídia.
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