Natal como destino turístico: uma análise da dimensão imagética da representação social da cidade veiculada na mídia impressa

Autores

  • Maria de Fátima Araújo Costa de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Rosário de Fátima de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Turismo. Mídia impressa. Imagens.

Resumo

Diversos fatores favorecem o turismo na contemporaneidade, mas o campo midiático é imperativo nesse tipo de empreendimento, que investe na linguagem não-verbal, polissêmica, emotiva, persuasiva, aguçando desejos e necessidades, fazendo circular diversas imagens traduzindo determinado lugar. Com base nisso, desenvolvemos um estudo buscando identificar as representações sociais da cidade de Natal-RN como destino turístico. Este artigo é um recorte da pesquisa e apresenta o mapeamento destas representações na mídia impressa (folderes e folhetos turísticos da cidade). As análises nos mostram que Natal-RN é representada pela mídia impressa como espaço de lazer, associado às belezas naturais e aos hotéis quase mágicos, capazes de transformar os sonhos das pessoas em realidades. Esta dimensão imaginante é que permeia as publicidades feitas em relação à cidade e constituem a identidade de Natal-RN na mídia.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Araújo Costa de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

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Publicado

15-12-2005

Como Citar

Souza, M. de F. A. C. de, & Carvalho, M. do R. de F. de. (2005). Natal como destino turístico: uma análise da dimensão imagética da representação social da cidade veiculada na mídia impressa. Revista Educação Em Questão, 24(10), 177–190. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8316

Edição

Seção

Artigos