Cidadania cultural e infância: princípios e bases para uma educação do olhar

Autores/as

  • Sandro da Silva Cordeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria das Graças Pinto Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Mídia. Educação infantil. Cidadania. Projeto de formação social.

Resumen

Este estudo teórico introduz a dimensão cultural à noção de cidadania. Faz a interseção entre cultura, mídia, cidadania e educação na intenção de mapear outros espaços físicos e simbólicos na rede imaginária global. Registra a lícita presença do cidadão nas novas práticas sociais globais. Pensa a expansão das formas simbólicas na sociedade contemporânea. E, em particular, destaca as questões ligadas à lógica social da expansão das novas tecnologias, surgimento das comunidades imaginárias, política cultural; direitos e responsabilidades em uma particular esfera da justiça, de igualdade complexa, que dá acesso à informação sobre a qual todo cidadão é titular. Para tanto, são analisados os documentos oficiais que tratam dos direitos à educação da criança de 0 a 6 anos, buscando perceber se existe uma preocupação com a preparação para a cidadania, englobando neste quesito a formação para as mídias. Como objeto de análise desta discussão recorremos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1998, o Referencial Curricular para a Educação Infantil, assim como o Relatório Jacques Delors (2003) e a Convenção da ONU sobre os direitos da criança e do adolescente de 1989.

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Biografía del autor/a

Sandro da Silva Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

Publicado

15-12-2005

Cómo citar

Cordeiro, S. da S., & Coelho, M. das G. P. (2005). Cidadania cultural e infância: princípios e bases para uma educação do olhar. Educación En Cuestión, 24(10), 211–231. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8318