A matemática escolar: epistemologia e história

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Matemática escolar. História das disciplinas. Didática das disciplinas.

Resumen

Este texto analisa diferentes perspectivas epistemológicas relativamente à matemática escolar e suas implicações para a pesquisa no âmbito da história da educação matemática. Em específico, são estudadas: a “história das disciplinas escolares”, a “didática das disciplinas” e a chamada “nova história das ciências.” O artigo realiza uma crítica das perspectivas hoje hegemônicas, ponderando que elas almejam aplicar modelos pré-estabelecidos para a pesquisa da história da matemática escolar. Em sua conclusão, o texto aponta para a emergência de uma “Nova História da Matemática.”

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Valente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

 

Publicado

15-08-2005

Cómo citar

Valente, W. R. (2005). A matemática escolar: epistemologia e história. Educación En Cuestión, 23(9), 16–30. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340