A preocupação com a profissão docente: antiga, mas insatisfatória

Autores/as

  • Liéte Oliveira Accácio Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palabras clave:

Profissão docente. Escola normal. Política educacional.

Resumen

O artigo mostra alguns aspectos da caminhada histórica da organização da profissão do magistério no Brasil. Os jesuítas, primeiros professores brasileiros no século XVI, possuem prestígio na sociedade colonial. As dificuldades surgidas na instituição das aulas régias com professores públicos leigos estimulam a busca da instituição de direitos e garantias profissionais aos mestres. No século XIX, a criação das primeiras escolas normais, em várias províncias, objetiva instituir uma formação específica dos professores e difundir a educação brasileira, representando, ainda, uma expansão das oportunidades de educação para as mulheres.

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Publicado

15-08-2005

Cómo citar

Accácio, L. O. (2005). A preocupação com a profissão docente: antiga, mas insatisfatória. Educación En Cuestión, 23(9), 79–101. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8344