A Escola Nova no Brasil: uma perspectiva de estudo

Autores/as

  • Marta Maria Chagas de Carvalho Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Organização nacional da cultura. Idéias pedagógicas. História material do impresso.

Resumen

A autora toma como ponto de partida o argumento de que recentemente os estudos de história da educação brasileira abandonaram a demarcação “história das idéias pedagógicas” / “história dos sistemas escolares”. Propõe, em consequência, que as idéias escolanovistas devem ser estudadas considerando-se as práticas discursivas e não-discursivas em que foram produzidas. Discute o papel conferido à escola como peça do programa de organização nacional através da organização da cultura, propondo que a reconstituição das propostas rivais escolanovistas acerca dessa função da escola nos anos 1920 e 1930 pode ser feita como uma história material da circulação do impresso e de suas apropriações.

 

 

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Publicado

15-12-2004

Cómo citar

Carvalho, M. M. C. de. (2004). A Escola Nova no Brasil: uma perspectiva de estudo. Educación En Cuestión, 21(7), 90–97. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8382