Cognição, educação e espiritualidade

Autores/as

  • Sérgio Neves Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Complexidade. Cognição. Espiritualidade.

Resumen

O renascimento de uma ciência com alma implica na reintegração do ser humano com a natureza, o cosmos e com suas profundidades psíquicas. Por sua vez, a plena percepção de realidades intra-subjetivas só é possível através da mediação e concurso de outrem – diz respeito à dimensão transpessoal e transcultural de co-geração de realidades, pensamentos e saberes. Os desafios para o “autoconhecimento” encontram ressonância na obra de grandes pensadores identificados ao “Pensamento Complexo.” Neste artigo, o autor dá relevo a instâncias criativas de participação dialógica como estratégia potencial de resignificações éticas e educacionais no sentido de promover co-geração reflexiva de conhecimento, e consciência crítica individual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-12-2004

Cómo citar

Dantas, S. N. (2004). Cognição, educação e espiritualidade. Educación En Cuestión, 21(7), 185–202. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8387