Apontamentos para uma história da política universitária científica da UFRN – o Centro de Ciências Sociais Aplicadas como objeto de investigação (1975-2003)

Autores

  • Marta Maria Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Betânia Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Política científica. Pesquisa interdisciplinar.

Resumo

Neste artigo, discutem-se as políticas universitárias em relação à pesquisa, à pós-graduação e à iniciação científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período compreendido entre 1975 e 2003; Apresentam-se as Bases de Pesquisa como paradigma reorganizativo de indução da geração de um conhecimento científico interdisciplinar e a Iniciação Científica na UFRN; traça-se um painel das Bases de Pesquisa sediadas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) relativo às temáticas de estudos, objetos de conhecimento e autores/referenciais mais adotados, aliados às problemáticas locais, regionais e nacionais encampadas nas investigações; por fim, destaca-se a interdisciplinaridade como programa acadêmico e procedimento disciplinar e metodológico adotados por pesquisadores no âmbito das Bases de Pesquisa sediadas no CCSA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2004

Como Citar

Araujo, M. M., & Ramalho, B. L. (2004). Apontamentos para uma história da política universitária científica da UFRN – o Centro de Ciências Sociais Aplicadas como objeto de investigação (1975-2003). Revista Educação Em Questão, 21(7), 203–220. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8388

Edição

Seção

Artigos