A educação supletiva nas Campanhas de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal (Século XX)

Autores/as

  • Marta Maria Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joaquim Luís Medeiros Alcoforado Universidade de Coimbra | Portugal
  • António Gomes Ferreira Universidade de Coimbra | Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8518

Palabras clave:

Campanha de Educação de Jovens e Adultos no Brasil e Portugal. Educação supletiva. Organismos internacionais.

Resumen

Este artigo pretende apreender princípios, preceitos teóricos, materiais de ensino e aprendizado, e ainda, procedimentos didáticos, pedagógicos e educativos intrínsecos à Campanha de Educação de Jovens e Adultos, oficializada no Brasil (1947-1949) e à Campanha Nacional de Educação de Adultos, oficializada em Portugal (1952-1954). O trabalho de cunho histórico está alicerçado pelo procedimento histórico-comparativo conforme a teorização de Clarice Nunes (2001) consiste em compreender e explicar as lógicas sobre as quais as singularidades e as diversidades operam numa perspectiva mais global. Em termos de conclusão, a educação primária supletiva no Brasil e em Portugal mediante as Campanhas de Jovens e Adultos necessariamente legitimaria e efetivaria os princípios e as proposições de caráter universal dos organismos internacionais, em particular, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

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Publicado

15-12-2015

Cómo citar

Araujo, M. M., Alcoforado, J. L. M., & Ferreira, A. G. (2015). A educação supletiva nas Campanhas de Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal (Século XX). Educación En Cuestión, 53(39), 12–44. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8518