O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros

Autores/as

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano| Rio Verde
  • Teresa Jacinto Sarmento Universidade do Minho | Braga

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8521

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Formação de professores. Aprendizagem da docência. Identidade docente.

Resumen

Este estudo objetivou investigar a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção da identidade e dos saberes da profissão docente, a partir das expectativas narradas por seis estagiárias dos cursos profissionalizantes de primeiros ciclos do ensino básico, da Universidade do Minho-Portugal e dos cursos de licenciaturas em Química e Biologia do Instituto Federal Goiano-Brasil. A partir das narrativas, constatou-se que as estagiárias comungam do desejo de ser professoras e consideram o estágio como espaço de aprendizagem da docência. Evidenciou-se, ainda, que a Universidade do Minho apresenta, de forma mais significativa, o estágio como campo de conhecimento formativo e de aprendizagem da docência.

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Publicado

15-12-2015

Cómo citar

Paniago, R. N., & Sarmento, T. J. (2015). O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Educación En Cuestión, 53(39), 76–103. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v53n39ID8521