Descentralização e autonomia no programa "TV Escola": os descompassos entre o discurso oficial e a prática no cotidiano escolar

Autores/as

  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antônio Cabral Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Educação a distância. Formação de professores. Descentralização. Autonomia.

Resumen

O artigo apresenta reflexões e análise sobre a utilização da educação a distância na formação continuada de professores, no contexto da reforma educacional brasileria da última década. Em particular focaliza o Programa TV Escola, escolhido pelo Ministério da Educação e Cultura-MEC- como um dos eixos de sua política para a área. O Programa incorpora os princípios da descentralização e autonomia, procurando estabelecer uma adequada relação custo/benefício, que permita reduzir os investimentos em educação e provocar a melhoria da qualidade do ensino. Esses dois eixos (descentralização e autonomia) se constituem objeto de análise deste artigo.

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Publicado

15-06-2001

Cómo citar

Castro, A. M. D. A., & Neto, A. C. (2001). Descentralização e autonomia no programa "TV Escola": os descompassos entre o discurso oficial e a prática no cotidiano escolar. Educación En Cuestión, 13(3), 19–41. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8934