A educação conciliadora: tensões na elaboração, redação e implatação de reformas eduacionais

Autores/as

  • José Gondra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

História da educação. Reformas educacionais. Educação no século XIX.

Resumen

Ao tomar as reformas educacionais como objeto, busco apontar para uma outra possibilidade de seu exame, como também recolocar em discussão intervenções ocorridas em tempos mais remotos. Assim sendo, concentro-me na reflexão acerca da reforma educacional promovida em 1854, na Corte imperial, no âmbito de uma conjuntura de "conciliação". Que elementos culturais e políticos tornaram esta reforma possível? O que ela prevê? Quais foram os seus desdobramentos? Tripla questão que reendereça o olhar para pesquisar e debater os argumentos, mecanismos e procedimentos acionados na produção da "necessidade da reforma", redação e aplicação, isto é, sua legitimidade, legalidade e controle.

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Publicado

15-06-2001

Cómo citar

Gondra, J. (2001). A educação conciliadora: tensões na elaboração, redação e implatação de reformas eduacionais. Educación En Cuestión, 13(3), 51–63. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8942