A dispersão semântica na pesquisa educacional: implicações teórico-metodológicas

Autores/as

  • Isauro Béltrán Nuñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Betânia Leite Ramalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Dispersão semântica. Formação. Docência.

Resumen

O trabalho apresenta uma discussão teórica e metodológica sobre a "dispersão semântica", aqui considerada como a aura dos sentidos que se associa a cada categoria simbólica do pensamento do professor. A questão dos sentidos e significados das categorias simbólicas (crenças, valores, idéias, concepções, etc.) nas pesquisas sobre a Formação Docente são o foco da atenção para a compreensão da problemática que a imprecisão e inapropriação terminológica gera. São apresentados exemplos de como o fenômeno da dispersão semântica se manifesta em pesquisas sobre a formação de professores no Brasil, sobretudo num momento em que avançam esses estudos.

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Publicado

15-06-2000

Cómo citar

Nuñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2000). A dispersão semântica na pesquisa educacional: implicações teórico-metodológicas. Educación En Cuestión, 11(2), 96–114. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9495