Cinema em sala de aula:

reflexões a respeito do emprego de filmes na prática docente

Autores

  • Humberto Perinelli Neto Universidade Estadual Paulista
  • Rodrigo Ribeiro Paziani Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9853

Palavras-chave:

Prática docente, Tecnologias, Cinema e educação

Resumo

Atualmente, várias são as reflexões sobre o diálogo entre Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. Este artigo, visa, pois, apresentar pesquisa, procurando traçar entendimento sobre o emprego de cinema em salas de aulas do Ensino Fundamental I. Por meio de método “qualiquantitativo”, traçam-se os limites e as possibilidades vinculadas à utilização escolar desse tipo de linguagem. Busca-se, assim, colaborar com a apropriação do cinema nos processos formativos educacionais baseados na autonomia pedagógica, na construção do aprendizado crítico e lúdico e na validade de propostas de ensino, caracterizadas pela inter e transdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Humberto Perinelli Neto, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. Humberto Perinelli Neto

Universidade Estadual Paulista | São José do Rio Preto

Departamento de Educação

Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais | UNESP

Formação Docente e Práticas Educativas | UNESP

E-mail | perinellineto@yahoo.com.br

Rodrigo Ribeiro Paziani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Paziani

Universidade Estadual do Oeste do Paraná | Unioeste | Campus de Marechal Candido Rondon

Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL)

Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado) |Unioeste |Marechal Candido Rondon

Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais | UNESP

Formação Docente e Práticas Educativas | UNESP

História Social do Trabalho e da Cidade | Unioeste | Marechal Candido Rondon

E-mail | rpaziani@yahoo.com.br

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Perinelli Neto, H., & Paziani, R. R. (2016). Cinema em sala de aula:: reflexões a respeito do emprego de filmes na prática docente. Revista Educação Em Questão, 54(40), 178–204. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9853

Edição

Seção

Artigos