Linguagem na escola: a autoridade do discurso do mestre ou de costas para a cidadania
Palabras clave:
Linguagem na escola. Discurso do professor. Interação professor/aluno.Resumen
O texto trata sobre a língua, em suas modalidades oral e escrita, como mediadora da interação professor/ aluno. Aborda o tema a partir do discurso do professor na sala de aula situando-o nas diferenças culturais e sociais e mencionando lingüísticas distintas. Defende que a escola é um espaço privilegiado de formação da cidadania. Destaca a importância de uma definição a respeito do tipo de linguagem que deve ser processada na escola realçando o seu caráter dialógico. Sugere que a reversão do quadro de ineficiência da linguagem produzida na escola trata-se de uma questão política que passa pelo resgate do status social do professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.