Linguagem na escola: a autoridade do discurso do mestre ou de costas para a cidadania

Autores/as

  • Elisabeth Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Villardi Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Linguagem na escola. Discurso do professor. Interação professor/aluno.

Resumen

O texto trata sobre a língua, em suas modalidades oral e escrita, como mediadora da interação professor/ aluno. Aborda o tema a partir do discurso do professor na sala de aula situando-o nas diferenças culturais e sociais e mencionando lingüísticas distintas. Defende que a escola é um espaço privilegiado de formação da cidadania. Destaca a importância de uma definição a respeito do tipo de linguagem que deve ser processada na escola realçando o seu caráter dialógico. Sugere que a reversão do quadro de ineficiência da linguagem produzida na escola trata-se de uma questão política que passa pelo resgate do status social do professor.

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Publicado

15-06-1999

Cómo citar

Silveira, E., & Villardi, R. (1999). Linguagem na escola: a autoridade do discurso do mestre ou de costas para a cidadania. Educación En Cuestión, 9(2), 142–155. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9954