Direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos

contribuições das percepções de estudantes

Autores

  • Marciele Stiegler Ribas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12195

Palavras-chave:

Direitos humanos. Educação de Jovens e Adultos. Educação em direitos humanos.

Resumo

O presente artigo analisa as percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Direitos Humanos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 198 estudantes de cinco Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA´s) situados no município de Curitiba-Paraná. Nos resultados identificamos denúncias de violações do direito à educação, quanto à precariedade das condições escolares. Os estudantes percebem como inadequados os materiais didáticos, a infraestrutura de suas escolas, e a existência de professores desqualificados, ao mesmo tempo que reivindicam seus direitos: à educação de qualidade, à igualdade, ao respeito, à diferença. Tanto as violações que identificam quanto as reivindicações de direitos, confirmam um cenário de tensões entre uma proposta de Educação em Direitos Humanos (EDH) e práticas escolares excludentes reiteradas. As percepções dos estudantes podem contribuir para a proposição de ações que minimizem as diversas formas de violação de direitos presentes no interior da escola, alertando para as vicissitudes da EJA.

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

Ribas, M. S., Eyng, A. M., & Ens, R. T. (2017). Direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos: contribuições das percepções de estudantes. Revista Educação Em Questão, 55(44), 99–120. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12195

Edição

Seção

Artigos