Tatear e desvendar jogos eletrônicos
dispositivos móveis e crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID19872Palavras-chave:
Crianças pequenas. Letramento digital. Ludicidade. Jogos eletrônicos.Resumo
O artigo aborda resultados da interação de crianças pequenas com jogos eletrônicos em dispositivos móveis, através de uma pesquisa realizada em uma instituição pública municipal de educação infantil da cidade de Maceió (Alagoas, Brasil). Teve como objetivo analisar os processos de letramento digital das crianças de 4 a 5 anos de idade, numa pesquisa-intervenção desenvolvida a partir das contribuições da sociologia da infância e dos estudos sobre letramento digital. O diário de campo e a videogravação foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, de modo a captar ações, expressões e interações das crianças com os tablets, com os adultos e entre si. As conclusões apontam que as crianças pequenas constroem ricas e diversificadas experiências com o universo digital na medida em que lhes são oferecidas condições necessárias para que possam explorar os tablets com criatividade e autonomia.
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