O Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES)

conjuntura regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32299

Palavras-chave:

Integração regional, América Latina, Educação superior, ENLACES

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da viabilidade do Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES), bem como de seu potencial como agente da regionalidade em face da conjuntura da educação superior na região. Pautou-se na perspectiva do novo regionalismo de Björn Hettne e na abordagem qualitativa, assim como na análise de documentos e na realização de entrevistas semiestruturadas com atores que estão ou estiveram vinculados ao processo de construção do ENLACES; e, para exploração dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que, além da complexidade de articular os sistemas de educação superior tão distintos, o próprio ENLACES enfrenta o desafio de conseguir sua consolidação. Diante disso, apesar de haver expectativas quanto à viabilidade desse Espaço, há um grande desafio diante da diversidade acadêmica existente na região. Semelhantemente, seu possível papel como agente no fortalecimento da identidade regional fica comprometido em vista da dificuldade de consolidação.

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Biografia do Autor

Jurany Leite Rueda, Universidade de São Paulo

É Profa. Dra. da Universidade de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior. 

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

É Profa. Dra. da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior.

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Publicado

05-07-2023

Como Citar

Leite Rueda, J., & Barreyro, G. B. . (2023). O Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES): conjuntura regional . Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32299

Edição

Seção

Artigos