As estratégias de regulação emocional de estudantes de licenciatura
relações com variáveis demográficas e de vida acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36552Palavras-chave:
Regulação da emoção, Estratégias de regulação, Formação de professores, Ensino superiorResumo
A regulação emocional refere-se ao monitoramento e à modificação das emoções e é essencial para o processo de aprendizagem. O objetivo do presente artigo foi identificar as estratégias de regulação emocional de 295 estudantes de licenciaturas e investigar as relações dessas estratégias com as variáveis demográficas (gênero e idade) e de vida acadêmica dos participantes (curso, turno e semestre). Buscou-se ainda examinar quais características da amostra seriam preditoras do relato de uso das estratégias. Os dados foram coletados utilizando um questionário de caracterização e uma escala de estratégias de regulação emocional. Diferentes estratégias foram reportadas, como externalização e isolamento. Emergiram diferenças estatisticamente significativas entre as estratégias relatadas e as variáveis de interesse. O gênero, a área de conhecimento e o semestre foram preditores do relato de algumas estratégias para regular a tristeza, a raiva e a alegria. Espera-se que os resultados contribuam com ações formativas para o aprimoramento da regulação emocional de professores em formação.
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