O ensino jurídico em contexto universitário português: tradições curriculares em debate

Autores

  • Cely do Socorro Costa Nunes Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7170

Palavras-chave:

Ensino jurídico. Ensino superior.

Resumo

O artigo objetiva compreender como a invenção/manutenção das tradições curriculares no ensino jurídico se estabelece em uma instituição universitária. Busca-se, a partir de 20 horas de observação de sala de aula, entrevistas à professora e a 11 estudantes e análise documental, compreender como este ensino é percepcionado pela sua comunidade. Apple (1999), Goodson (2001), Fernandez e Fernandez (2005), Hobsbawm (2008), Francishetto (2010), Leite (2011) ajudam a ponderar que tal ensino decorre de uma tradição curricular favorecedora da manutenção do Estilo Coimbrã de ensino: dicotomia teoria e prática e do conhecimento técnico e político, cuja raiz reside na vocação do Direito Positivo. Tradição pouco contestada pelo ensino jurídico lusófono, contribuindo para sua perpetuação a qual dificulta que outras tradições curriculares críticas possam ser inventadas.

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Biografia do Autor

Cely do Socorro Costa Nunes, Universidade de Lisboa

Profa. Dra. Cely do Socorro Costa Nunes

Universidade de Lisboa

Instituto de Educação

Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação | UIDEF

Grupo de Pesquisa Política Educacional

Área de Especialidade | Avaliação em Educação

E-mail | csnunes@ie.ulisboa.pt

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Nunes, C. do S. C. (2015). O ensino jurídico em contexto universitário português: tradições curriculares em debate. Revista Educação Em Questão, 51(37), 12–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7170

Edição

Seção

Artigos