Chamada para publicação em dossiê temático: "Ensino de Língua Portuguesa em contextos multilíngues: África e Brasil"
Resumo da proposta:
Com base em questões que atravessam o diálogo Sul-Sul e as heranças linguísticas e culturais do colonialismo português, este dossiê busca reunir reflexões teórico-práticas sobre o ensino de Língua Portuguesa em contextos multilíngues na África e no Brasil. Essa proposta se estrutura sobre temas como a valorização das línguas nativas, os significados do ensino da Língua Portuguesa em situações de multilinguismo e as políticas e ideologias que reafirmam ou desafiam hierarquias entre o português e as línguas dos povos originários.
O cenário multilíngue em que a Língua Portuguesa se insere, especialmente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), nos contextos de imigração e refúgio, e entre os povos originários do Brasil, é permeado por desafios que vão além do ensino de uma língua. Trata-se de um processo atravessado por relações de poder, interações culturais e estratégias de ensino que, frequentemente, confrontam a complexidade das identidades linguísticas e culturais em situações de fronteira.
As análises e reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa, nesse contexto, ganham centralidade ao considerar categorias como a produção de material didático, a formulação de políticas linguísticas e o contexto de sala de aula. Aspectos como o uso de documentos e legislações de natureza didático-pedagógica, estratégias de ensino para o português como segunda língua, bem como a produção textual de alunos e professores em ambientes multilíngues, serão considerados de especial relevância para os objetivos deste dossiê.
Nesse sentido, serão aceitos trabalhos que se proponham a abordar temas relacionados a:
- Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs);
- Imigrantes e refugiados no Brasil e em outros contextos multilíngues;
- Povos originários do Brasil e a luta pela preservação de suas línguas e culturas;
- Situações de fronteira onde o português coexiste com outras línguas.
Serão valorizadas contribuições que dialoguem com documentos oficiais, legislações, trabalhos acadêmicos sobre o ensino de Língua Portuguesa, materiais didáticos, práticas pedagógicas e produções de sala de aula. O referencial teórico deverá dialogar com estudos linguísticos e áreas afins, com abertura para interfaces com estudos discursivos, enunciativos e educacionais.
Neste dossiê temático da Revista do GELNE, esperamos receber contribuições que ampliem as discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, ressaltando as relações entre língua, identidade, poder e políticas públicas, com especial atenção às interfaces teórico-metodológicas que atravessam os estudos linguísticos e educacionais em contextos multilíngues.
Organizadores:
Profa. Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN)
Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (UFPA)
Prof. Dr. André Campos Mesquita (UERJ)
Profa. Dra. Adriana Santos Batista (UFBA)
Cronograma previsto:
Recebimento dos textos: 10 de abril a 31 de julho de 2025
Avaliação: agosto a setembro de 2025
Edição: outubro a novembro de 2025
Publicação: dezembro de 2025
Português (Brasil)
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Español (España)








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