Chamada para publicação em dossiê temático: "Ensino de Língua Portuguesa em contextos multilíngues: África e Brasil"

16-04-2025

Resumo da proposta:

Com base em questões que atravessam o diálogo Sul-Sul e as heranças linguísticas e culturais  do colonialismo português, este dossiê busca reunir reflexões teórico-práticas sobre o ensino de  Língua Portuguesa em contextos multilíngues na África e no Brasil. Essa proposta se estrutura  sobre temas como a valorização das línguas nativas, os significados do ensino da Língua  Portuguesa em situações de multilinguismo e as políticas e ideologias que reafirmam ou  desafiam hierarquias entre o português e as línguas dos povos originários. 

O cenário multilíngue em que a Língua Portuguesa se insere, especialmente nos Países Africanos  de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), nos contextos de imigração e refúgio, e entre os povos  originários do Brasil, é permeado por desafios que vão além do ensino de uma língua. Trata-se  de um processo atravessado por relações de poder, interações culturais e estratégias de ensino  que, frequentemente, confrontam a complexidade das identidades linguísticas e culturais em  situações de fronteira. 

As análises e reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa, nesse contexto, ganham  centralidade ao considerar categorias como a produção de material didático, a formulação de  políticas linguísticas e o contexto de sala de aula. Aspectos como o uso de documentos e  legislações de natureza didático-pedagógica, estratégias de ensino para o português como  segunda língua, bem como a produção textual de alunos e professores em ambientes  multilíngues, serão considerados de especial relevância para os objetivos deste dossiê. 

Nesse sentido, serão aceitos trabalhos que se proponham a abordar temas relacionados a:

  • Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs); 
  • Imigrantes e refugiados no Brasil e em outros contextos multilíngues;
  • Povos originários do Brasil e a luta pela preservação de suas línguas e culturas;
  • Situações de fronteira onde o português coexiste com outras línguas. 

Serão valorizadas contribuições que dialoguem com documentos oficiais, legislações, trabalhos  acadêmicos sobre o ensino de Língua Portuguesa, materiais didáticos, práticas pedagógicas e  produções de sala de aula. O referencial teórico deverá dialogar com estudos linguísticos e áreas  afins, com abertura para interfaces com estudos discursivos, enunciativos e educacionais. 

Neste dossiê temático da Revista do GELNE, esperamos receber contribuições que ampliem as  discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, ressaltando as relações entre língua,  identidade, poder e políticas públicas, com especial atenção às interfaces teórico-metodológicas  que atravessam os estudos linguísticos e educacionais em contextos multilíngues. 

 

Organizadores: 

Profa. Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN) 

Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (UFPA) 

Prof. Dr. André Campos Mesquita (UERJ) 

Profa. Dra. Adriana Santos Batista (UFBA) 

 

Cronograma previsto: 

Recebimento dos textos: 10 de abril  a 31 de julho de 2025 

Avaliação: agosto a setembro de 2025 

Edição: outubro a novembro de 2025 

Publicação: dezembro de 2025