O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino de Argumentação, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística.

Resumo

Neste artigo, de natureza teórico-propositiva, refletimos sobre o ensino
do fenômeno da argumentação, objetivando discutir como é possível
trabalhar a argumentatividade no ensino de leitura, produção textual
e análise linguística, a partir de uma concepção linguístico-discursiva
desse fenômeno da linguagem humana. Trata-se, portanto, de um
trabalho reflexivo e propositivo, fundamentado, principalmente, em
duas correntes teóricas: A Teoria da Argumentação Retórica, proposta
por Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot
(1987, 1988) e seus colaboradores. Neste trabalho, de maneira mais
específica, mostraremos como, a partir do gênero artigo de opinião, é
possível trabalhar habilidades e estratégias argumentativas, na sala de
aula, considerando, entre outras questões, as estratégias argumentativas
retóricas e linguísticas mais frequentes no gênero e a relação entre
conteúdo e argumentatividade. Mostraremos ainda algumas propostas de
atividades de escrita e de análise linguística que assinalam como se pode
trabalhar a argumentividade no processo de ensino de produção textual e
da reflexão sobre a linguagem.

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Publicado

13-09-2016

Como Citar

DO NASCIMENTO, E. P. O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 17, n. 1/2, p. 159–183, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10186. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos