O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas
Palavras-chave:
Ensino de Argumentação, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística.Resumo
Neste artigo, de natureza teórico-propositiva, refletimos sobre o ensino
do fenômeno da argumentação, objetivando discutir como é possível
trabalhar a argumentatividade no ensino de leitura, produção textual
e análise linguística, a partir de uma concepção linguístico-discursiva
desse fenômeno da linguagem humana. Trata-se, portanto, de um
trabalho reflexivo e propositivo, fundamentado, principalmente, em
duas correntes teóricas: A Teoria da Argumentação Retórica, proposta
por Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot
(1987, 1988) e seus colaboradores. Neste trabalho, de maneira mais
específica, mostraremos como, a partir do gênero artigo de opinião, é
possível trabalhar habilidades e estratégias argumentativas, na sala de
aula, considerando, entre outras questões, as estratégias argumentativas
retóricas e linguísticas mais frequentes no gênero e a relação entre
conteúdo e argumentatividade. Mostraremos ainda algumas propostas de
atividades de escrita e de análise linguística que assinalam como se pode
trabalhar a argumentividade no processo de ensino de produção textual e
da reflexão sobre a linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.