Denominações para o “homossexual masculino” no ALiMA: lendo e discutindo imagens sociais

Resumo

Neste texto, busca-se mostrar como a análise do léxico pode ser um importante caminho para desvelar conceitos e imagens sociais cristalizadas e pode contribuir para discutir padrões sociais vigentes. Nesse sentido, a pesquisa centra-se na hipótese de que as denominações dadas ao homossexual masculino resultam de uma ideologia dominante com relação à imagem e à sexualidade do homem na sociedade. O estudo foi feito com base em um conjunto de dados lexicais coletados para a produção do Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA) e conta com um total de 29 denominações. O estudo ancora-se nas discussões de campos teóricos como a História da Sexualidade e a Linguística. Neste último campo, o trabalho fundamenta-se nos estudos das Ciências do Léxico, da Dialetologia e da Geolinguística. Os dados foram organizados em tabelas e em grupos de denominações dicionarizadas ou não, em seguida, foram analisados no sentido de tentar reconstruir valores e imagens do homossexual no imaginário popular. Os dados mostram que as denominações dadas ao homossexual masculino muitas vezes estão relacionadas à aspectos físicos e sexuais do homem gay e, também, tem como base uma ideologia heteronormativa que ainda predomina na sociedade. Desse modo, é possível concluir que, muito embora haja uma intensa discussão sobre padrões existentes na sociedade, ainda há um longo caminho para a desconstrução dessas imagens idealizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theciana Silveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa Descrição, Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN). É membro do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm), da UFSCAr. Desenvolve pesquisas em Linguística, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Sociolinguística, Lexicologia e Terminologia. 

Luís Henrique Serra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, coordena o Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa - GIELP/UFMA/CNPq e é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PGLB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicologia e Terminologia e ensino de língua portuguesa, Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, léxico, texto oral e escrito, ensino de língua materna e estrangeira.

Publicado
30-06-2021
Como Citar
SILVEIRA, T. S.; SERRA, L. H. Denominações para o “homossexual masculino” no ALiMA: lendo e discutindo imagens sociais. Revista do GELNE, v. 23, n. 2, p. 119-131, 30 jun. 2021.
Seção
Artigos